google-site-verification=T5UPf_Yf5vRjISRkUmB5q96Z3LElYlzxv9uHC5uTbsg Porque usar nosso novo robô de investimento.Teste Grátis.
top of page

Porque usar nosso novo robô de investimento.Teste Grátis.

robo trader

​O que são Robôs de investimento?

Os robôs de investimento (robô trader), são programas de computador que realizam uma sequência de tarefas específicas para a execução de operações na Bolsa de Valores de forma totalmente automatizada, sem qualquer intervenção humana. Ele opera conforme regras pré-estabelecidas, respeitando cenários, indicadores, condições de entrada e saída e outros critérios usados para investir, realizando de forma automática o roteamento de ordens para a bolsa de valores.

Na prática, quem investe em uma estratégia cujas regras operacionais são omitidas ao investidor, está investindo em uma curva de capital, algo similar a investir em um fundo de investimento, por exemplo.

Se você tem conta em uma corretora e possui algum conhecimento e experiência em day trade, já está bem próximo de fazer boas operações com robôs.

O passo seguinte é escolher um robô pronto que se adeque ao seu perfil para que com a combinação de indicadores e de regras ela seja transformada em um robô investidor.

O mercado brasileiro está conhecendo uma nova forma de aplicar na Bolsa: as negociações automatizadas.

Mas antes de operar, vale a pena fazer testes e e

ncontrar uma plataforma para automatização que seja eficiente, rápida, online, segura e que permita ao investidor ter um painel de controle completo sobre seus trades.

Trader Brasil Black Gold

Desenvolvemos nosso próprio robô o Trader Brasil Black Gold, que possui um controle de risco avançado com 3 stops diferentes e procura pegar tendências durante o dia de pregão. Neste primeiro momento liberamos para PETROBRAS PN e MINI ÍNDICE BOVESPA.

Quer ver e testar grátis nosso novo robô Trader Brasil Black Gold? Acesse http://www.investimentos.traderbrasil.com

Quais são as vantagens e desvantagens para o investidor?

Automatizar seu investimento com robôs é a solução para muitas das suas dores como trader. Além de seguro e preciso, um robô investidor traz vantagens como:

  • desconsidera o fator emocional que prejudica qualquer investidor. Ver as oscilações de preços, acompanhar as instabilidades e até seu humor podem afetar uma decisão consciente que vai contra uma boa estratégia pelo medo de perder dinheiro ou a suposição de que os valores mudarão repentinamente;

  • as operações, sejam as entradas ou saídas, são executadas de forma bem mais rápida do que se fossem feitas manualmente pelo investidor. Um robô leva alguns milissegundos para fazer isso, sendo capaz inclusive de enviar, alterar e cancelar várias ordens em um mesmo segundo e agir rapidamente quando os cenários pré-estabelecidos se apresentam no mercado. Essa velocidade faz toda a diferença para o trader não perder seus preços-alvo;

  • tranquilidade para investir sem perder boas oportunidades. Isso significa que o trader não precisa ficar 100% do tempo acompanhando o pregão na frente de um computador e não corre o risco de perder boas oportunidades de compras e vendas apenas por ter ido fazer qualquer outra coisa;

  • redução de erros na hora de fazer as operações, seja por ler um valor de uma forma, problemas no computador, errar a quantidade nas ordens, em uma interpretação e afins. Esse tipo de falha humana comum não acontece com robôs;

  • teste do robô, que permite simular no passado (backtesting) e em tempo real (paper trading), provendo mais segurança ao trader com relação à estratégia. É possível colocar um robô para operar com gráficos passados ou simulando com dinheiro virtual no presente para avaliar seu desempenho. Dessa forma, o robô é testado, bem como a estratégia também é validada ao ser aplicada para determinado papel;

  • disciplina e consistência do investidor, porque automatizando os trades ele programa para, independentemente de seus compromissos e acesso à internet, realizar as compras e vendas de ações, opções ou contratos seguindo exatamente as regras pré-determinadas;

  • diversificação dos trades, que permite que os traders que usam robôs investidores possam operar com estratégias diferentes e em papéis diferentes simultaneamente, montando inclusive portfólios de estratégias. Também é possível validar um mesmo robô para diferentes papeis e até usar mais de um robô para o mesmo papel.

Desvantagens e realidades duras dos sistemas de negociação automatizados

Sistemas de negociação automatizados gabam-se de muitas vantagens, mas há alguns “percalços” e realidades que os investidores devem estar cientes.

Estratégia criada por amador. Um problema de uma estratégia caixa-preta é que somente o criador dela sabe a lógica por trás, ou seja, o motivo do robô ter feito cada compra e venda. Logo se o criador não entende nada de mercado financeiro, seu robô não funcionará na prática, somente na teoria.

Excesso de otimização. Apesar de não serem específicos para sistemas de negociação automatizados, os traders que empregam técnicas de backtesting podem criar sistemas que sejam ótimos no papel, mas performam terrivelmente em um mercado ao vivo. Over-otimização refere-se à excessiva curva apropriada que produz um plano de negociação que não é confiável em negociações ao vivo. É possível, por exemplo, ajustar uma estratégia para alcançar resultados excepcionais sobre os dados históricos em que foram testados. O robô se ajusta ao histórico passado do papel mas e o futuro? Os traders, por vezes incorretamente assumem que um plano de negociação deve ter perto de 100% operações rentáveis ou que nunca devam experimentar uma perda enorme para ser considerado um plano viável. Como tal, os parâmetros podem ser ajustados para criar um plano “quase perfeito” – que falha completamente, logo que ele for aplicado a um mercado real ao vivo. (Essa otimização -cria sistemas que ficam bem apenas no papel).

Falhas mecânicas. A teoria por trás de negociação automática faz parecer simples: configurar o software, programar as regras e vê-lo em operação. Na realidade, porém, a negociação automática é um método sofisticado de negociação, ainda não infalível. Dependendo da plataforma de negociação, uma ordem de operação poderia residir em um computador – e não em um servidor. O que isto significa é que, se a conexão à Internet for perdida, uma ordem pode não ser enviada para o mercado. Também pode haver uma discrepância entre os “trades teóricos” gerados pela estratégia e o componente da plataforma de entrada que os transforma em operações reais. A maioria dos traders deve esperar uma curva de aprendizagem ao utilizar sistemas de negociação automatizados, e é geralmente uma boa ideia começar com tamanhos de operação reduzidos enquanto o processo é refinado.

Monitoramento. Apesar de que seria ótimo ligar o computador e sair para o parque, para praia, os sistemas de negociação automatizados exigem acompanhamento. Isto é devido ao potencial de falhas mecânicas, tais como problemas de conectividade, as perdas de energia ou falhas no computador, e peculiaridades do sistema. É possível para um sistema comercial automatizado experimentem anomalias que poderiam resultar em ordens erradas, falta de ordens de falta, ou ordens duplicadas. Se o sistema for monitorado, estes acontecimentos podem ser identificados e resolvidos rapidamente.

Conclusão

Apesar de apelar para uma variedade de fatores, os sistemas de negociação automatizados não devem ser considerado um substituto para uma negociação cuidadosamente executada. Falhas mecânicas podem acontecer e, como tal, estes sistemas exigem monitorização. Plataformas baseadas em servidor (na nuvem) pode fornecer uma solução para os traders que desejam minimizar os riscos de falhas mecânicas.

Quer ver e testar grátis nosso novo robô Trader Brasil Black Gold? Acesse http://www.investimentos.traderbrasil.com

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page